quinta-feira, 15 de setembro de 2011

IRRESPONSABILIDADE


O nível dos rios está bem baixo, a terra ressequida e rachada, pronta para partir-se às primeiras chuvas e ser arrastada pelas torrentes.

 Onde outrora havia mata atlântica hoje existem  pastos ou plantações de cana-de-açúcar. Sobre a terra uma espessa camada de poeira e fuligem obscurece o azul do céu.
 E muita. muita queimada. ( o biscoito salgado que reflete no vidro da janela é alimento essencial, em viagem, alguém já deve ter visto em alguma outra foto...Parece merchandising )

 O fogo não poupa o pouco de vegetação existente nem áreas de reflorestamento por eucaliptos

 Seca e fogo

 Apenas poucos metros em torno dos açudes ou rios está verde

 A poeira eleva-se mesmo quando os veículos transitam em velocidades minimas.
Onde deveria haver matas ou pelo menos o verde dos pastos o que se vê são castanhos ressequidos, ou a própria terra em vermelhos que se expõe entre os talos secos da vegetação

 Poeira e  fumaça. Como não gosto de ar condicionado, viajo de vidros abertos. Em poucas horas as mãos ao volante ficam encardidas, as unhas negras, os cabelos endurecidos.


 Mas sempre, sempre mesmo, vi o fogo ao longe com cinzas e carvão à beira da rodovia.

Mas em estradas de terra, e percorri muitas e muitos kilômetros não vi queimadas, apenas a seca e poeira castigando a vegetação.  O pó eleva-se até as copas das arvores, que ficam com o verde oculto na poeira acumulada.

Tambem nas belíssimas montanhas da região de Nova Friburgo, área de muitas nascentes, o fogo destruiu a vegetação e consequentemente todo o ecossistema.
Certamente ações do homem. Muitas vezes a irresponsabilidade de , apenas displicentemente,  arremessar pela janela do veículo pontas acesas dos cigarros. Isso explica porque o fogo surge das rodovias. Não há de ser o calor do asfalto que produz fagulhas...

Nenhum comentário: